GESTÃO

5 dicas para melhorar a gestão do seu escritório de advocacia

Mesa de escritório com duas pessoas observando gráficos em computador e papéis.

Todos nós buscamos sucesso em nossos negócios, e com os escritórios de advocacia não é diferente.

Um escritório de sucesso é reconhecido principalmente pela especialização no ramo do direito em que atua, pela ética e transparência, dinamismo e agilidade, comunicação e atendimento eficientes, pela manutenção de profissionais talentosos e competentes e até pela utilização de um software jurídico para gerir as rotinas do dia a dia.

Neste artigo, separamos 5 dicas que vão te ajudar nessa tarefa e como você pode aplicá-las de imediato!

1 – Crie uma estratégia de negócios clara

Para abrir o seu escritório de advocacia, é necessário planejar diversas situações tais como: o ramo do direito que vai atuar, o público que irá atender e o local onde irá executar as suas atividades.

Essas e outras situações devem ser bem definidas através de um plano de negócios, que deve ter a definição de uma estratégia clara, visando o alcance de bons resultados.

Além disso, uma boa e assertiva comunicação é importante para que todas as pessoas envolvidas com o seu escritório de advocacia entendam claramente o propósito do seu tipo de negócio.

Para saber mais sobre o plano de negócios, veja este artigo do SEBRAE.

2 – Diferencie sua prática

Depois da definição dos diferenciais do seu escritório de advocacia no seu plano de negócios, é hora de entrar em ação!

Num mercado ainda considerado conservador, quem se destaca e faz diferente certamente chamará a atenção do seu público alvo, tornando a sua atuação ainda mais conhecida.

Por isso, busque implementar outras soluções diferenciais que possibilitem maior e melhor visibilidade do seu serviço. Esse é o caminho para consolidar a sua marca no mercado e ser reconhecido no meio jurídico.

3 – Faça dos seus clientes uma prioridade

Atualmente está sendo muito utilizado o termo “Customer Centric“, cuja tradução literal é “Cliente no Centro”. Essa estratégia busca trabalhar diretamente com a melhor experiência do cliente e sua fidelização, visando trazer os melhores resultados como retenção e aumento das vendas.

Lembre-se sempre de fazer do seu cliente uma prioridade. Oferecer um excelente atendimento, executar a prestação do serviço de forma clara, ética e transparente já é um bom começo. Uma boa estratégia também é fazer pesquisas periódicas com os clientes, para entender possíveis pontos de melhoria ou detectar alguma insatisfação na prestação do serviço.

Clientes satisfeitos indicam o seu serviço para outras pessoas e até diminuem o custo de aquisição de novos contatos. Porém, clientes insatisfeitos podem causar um estrago irreparável ou de difícil reparação dentro da sua organização.

4 – Mantenha um ambiente de trabalho saudável

Qualquer empresa que busca o bem-estar, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de seus funcionários cria um ambiente respeitoso e mais produtivo.

Juntando a isso, a concessão de benefícios que façam verdadeiro sentido para seus colaboradores, além de manter as pessoas motivadas, também evita a rotatividade, contribuindo para a manutenção de verdadeiros talentos dentro da organização.

O desenvolvimento é feito no dia a dia através dos trabalhos realizados sob a coordenação de seus líderes e também com a promoção de cursos de capacitação e especialização.

Já a motivação e o bem estar da equipe pode ser alcançada através de ações como ginástica laboral, regime de trabalho híbrido em determinadas atividades, plano de saúde, vale alimentação e ações de cultura como a comemoração de aniversário e reconhecimento da qualidade do trabalho realizado pelo colaborador.

5 – Use a tecnologia a favor da sua gestão

Escritórios de advocacia que utilizam um software de gestão jurídica levam vantagens em relação aos seus concorrentes, já que ele proporciona o gerenciamento seguro do escritório e dos processos judiciais correspondentes, arquivo de documentos, controle de prazos processuais e outros compromissos, tempo gasto em cada processo, cadastro de pessoas envolvidas no escritório (colaboradores, clientes), financeiro (entrada de receitas e pagamento de impostos, taxas e despesas em geral).

Curtiu essas dicas? Comece a aplicá-las agora mesmo!

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Ele é uma poderosa plataforma on-line pensada e desenvolvida especificamente para a gestão de escritórios de advocacia, composta de módulos de publicações judiciais e avisos de pendências do advogado sobre novas intimações lançadas em sistemas de processo judicial eletrônico em âmbito nacional; agenda inteligente, acervo de jurisprudência, módulo de processos, cadastro automático de processos judiciais, captura automática de movimentações judiciais e captura de distribuição de processos judiciais recém-protocolizados nos tribunais de justiça e tribunais regionais federais e do trabalho de todo o Brasil, entre outras funcionalidades.

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